Páginas

sábado, 18 de abril de 2015

RECEITA INTERNACIONAL - COQ AU VIN


Estrela da cozinha francesa, esse clássico surgiu nas imediações da cidade de Clermond-Ferrand, na região rural de Auvergne. Segundo a lenda, durante a batalha entre os homens de Vercingertórix, líder dos celtas, e o exército romano de Júlio César, entre 58 e 51 a.C., o herói francês acabou sendo acuado no desfiladeiro de Puy-de-Dôme. Para simbolizar sua rendição, Vercingertórix enviou um galo de briga a César, daí resultando em um convite para jantarem juntos. Quer saber qual foi o cardápio? Galo cozido no vinho produzido em Auvergne...

Coq em francês significa galo. E é justamente esse o ingrediente principal de um dos pratos franceses mais pedidos no mundo todo. A origem da iguaria é interessante, quase épica. Na verdade, o fim de uma guerra marca o início da história dessa clássica comida da gastronomia da França.

O prato feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho tinto seco. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne.

Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho tinto seco. são escolhidos os melhores galos reprodutores. Como eram bastante velhos, a confeCção deveria ser longa e lenta, para que a sua carne ficasse macia. E claro, temperos como especiarias e ervas aromáticas se fizessem sentir com maior intensidade. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne.



INGREDIENTES
1 galo velho cortado em pedaços
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cenoura cortada em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
1 talo de aipo cortado em rodelas
2 dentes de alho
300 ml de vinho tinto

3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de farinha de trigo

200 g de bacon
1 vidro de cogumelos laminados

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque os pedaços do galo e tempere com sal e pimenta. Adicione a cenoura, a cebola, o aipo, o alho e o vinho tinto. Misture, tampe e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte escorra o galo, seque bem e reserve o restantes dos ingredientes.

Numa panela aquecida com azeite adicione os pedaços do galo de deixe dourar. Em seguida retire os pedaços do galo da panela, acrescente, os legumes da marinada reservada e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida polvilhe a farinha de trigo, mexa bem e adicione o vinho da marinada. Deixe ferver. Junte os pedaços do galo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 1/2 hora.

Coloque numa frigideira o bacon e leve ao fogo médio até dourar. Adicione os cogumelos e misture bem. Retire do fogo e transfira essa mistura para a panela com o galo e misture bem. Sirva em seguida com purê de batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...