sábado, 13 de fevereiro de 2016

CHURRASCO - COSTELA BOVINA


Pode parecer difícil preparar costelas bovinas num churrasco, mas, na verdade, não é difícil fazer costelas suculentas, desmanchando e soltando dos ossos. O segredo é prepará-las em fogo baixo e vagarosamente, dando tempo suficiente para a carne amolecer e então terminar com uma chama para obter uma casca crocante.

Preparando as Costelas para Assar - As costelas possuem uma membrana grossa que precisa ser retirada antes de prepará-las, caso contrário a carne ficará dura e difícil de mastigar. Com os dedos, solte e puxe a membrana. Se preferir, utilize uma faca para ajudar a soltá-la. Jogue a membrana fora.

Certifique-se de ter retirado toda a membrana, evitando que pequenos pedaços que sobraram deixem partes da carne mais duras. Você também pode pedir ao açougueiro que já retire essa membrana.

Decida como temperar as costelas - Você pode preparar um tempero e deixá-lo incorporando à carne de um dia para o outro ou simplesmente espalhar molho barbecue sobre a carne durante o preparo. Alguns cozinheiros argumentam que temperar a carne na véspera melhora o seu sabor, enquanto outros preferem não adicionar temperos e sal à carne. Seja qual for o método, a carne deverá ficar macia e desmanchando por dentro e crocante por fora.

Se você for utilizar temperos, deverá planejar com certa antecedência para deixar que as costelas fiquem nele de um dia para o outro. Basta espalhar os temperos de sua preferência pelos dois lados da carne, embrulhá-la em papel filme e deixar na geladeira de um dia para o outro.

Preparando as Costelas - Acenda a churrasqueira. As costelas precisam ser preparadas em fogo baixo e por bastante tempo. Você pode adicionar lascas de madeira ao carvão para defumá-las. Algumas opções são nogueira, cerejeira, maçã, entre outras.

Embrulhe bem as costelas com várias camadas de papel alumínio, se certificando de que não há aberturas por onde o suco da carne possa vazar. Embrulhe de uma forma que seja possível abri-la por cima para verificar se já estão prontas.

Coloque a parte com mais carne virada para baixo na grelha e feche a tampa da churrasqueira. Asse por 3 horas sem mexer na carne. Neste tempo o suco da carne começará a fluir por ela, deixando-a mais suculenta e macia.

Após aproximadamente 3 horas, desembrulhe as costelas com cuidado, pela parte de cima, e perfure-as levemente com um garfo. Se a carne já estiver se soltando facilmente do osso, está pronta. Caso ainda esteja um pouco dura, embrulhe novamente e deixe assar por mais uma meia hora, antes de verificar novamente.

Finalizando as Costelas - Quando estiverem prontas e desmanchando, retire-as da churrasqueira. É hora do passo final, que garantirá uma casca crocante sobre a carne.

Abra com cuidado o papel alumínio e adicione o molho barbecue. Agora se você já havia temperado sua carne antes, pode dispensar este passo, se desejar. Entretanto, o molho barbecue dá um sabor bastante marcante às costelas. Espalhe uma boa quantia de molho pela parte superior das costelas. Volte a costela para a churrasqueira para dourar. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...