Páginas

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SAÚDE - ALIMENTOS QUE ENVELHECEM CORPO E PELE


Os alimentos poder ser grandes aliados da saúde. Mas, quando se faz a opção errada, eles podem acelerar o processo de envelhecimento do corpo e fazer com que o organismo não funcione bem como deveria. De quebra, esses problemas são sentidos literalmente na pele, que perde o viço, fica oleosa e com rugas.

Veja alimentos fazem mal ao corpo e procure não fazer do consumo deles um hábito:

Doces - Um pouco de açúcar por dia não vai fazer ninguém envelhecer, mas o hábito de comer muito açúcar, seja em bebidas ou em doces, é danoso para o corpo e para a pele. Isso acontece porque os picos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas trabalhe mais, liberando o hormônio insulina, que é responsável por retirar esse açúcar da circulação. Como ele é transformado em energia e normalmente a pessoa não vai gastar toda essa produção, a energia será estocada em forma de gordura. E gordura gera processos inflamatórios no corpo que o fazem envelhecer.

Além disso, algumas reações químicas do açúcar no corpo prejudica o colágeno. O resultado é uma pele envelhecida e flácida. Se você não quer isso para o futuro, controle a ingestão de açúcar e procure acabar com aquela vontade contínua de comer doces com os açúcares naturais das frutas.


Álcool - Sabe aquela história de que beber uma taça de vinho tinto por dia ajuda a preservar a saúde e vitalidade do coração, prolongando a vida? Procede, mas se você desejar seguir essa recomendação, basta uma taça de vinho, já que não é o álcool contido nele que vai fazer esse processo, e sim o resveratrol, que é o composto que dá a cor para as uvas, além de outros.

Beber álcool em excesso intoxica o fígado, que, por sua vez, tem de trabalhar exaustivamente para metabolizar a substância química sem afetar o resto do corpo. Quando ele não consegue dar conta de todo o trabalho, o corpo sofre com as consequências e, além de todos os sinais físicos de que algo não anda nada bem, a pele também reflete os danos. E o corpo envelhece mais rápido.


Gordura - É necessário saber que ninguém vive sem gordura, já que em quantidades certas ela é fundamental para o funcionamento do corpo. Em excesso – principalmente as saturadas - porém, acaba aumentando o colesterol ruim do corpo e se depositando nas artérias. Com isso, o coração sofre ao ter de trabalhar mais para compensar e os problemas cardiovasculares aparecem.

Órgãos que trabalham exaustivamente para anular erros na dieta acabam “se cansando” e envelhecendo mais cedo.  Além disso, segundo algumas pesquisas, o excesso de gordura afeta o cérebro e acaba destruindo neurônios.


Alimentos processados - Quanto mais alimentos naturais, melhor. Quando a pessoa opta por ingerir alimentos industrializados, como embutidos, o corpo reclama. No começo, silenciosamente. Com a insistência na alimentação errada, aparece a hipertensão, os problemas renais e cardiovasculares. Isso acontece porque eles são carregados de conservantes nocivos à saúde, que podem causar inflamação que envelhecem o corpo e a pele. Reduzir o consumo de alimentos desse tipo é fundamental para a harmonia do corpo.


Muito sal ou sódio - Uma pessoa poderá dizer que não coloca muito sal na comida, mas é preciso observar também o sódio contido nos alimentos industrializados. Apesar do gosto doce, um biscoito recheado carrega muito sódio. Esse sódio é usado não para salgar, mas para conservar o alimento. Refrigerantes também podem conter sódio, daí a importância sempre de ler rótulos.

Para uma boa saúde, melhor seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde: ingerir até máximo 2000 mg de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal (aproximadamente uma colher de chá). Mas cuidado: nada de parar completamente de comer sal. Na quantidade certa ele é importante para o equilíbrio eletrolítico corporal.
(Fonte: IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...