Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SUSTENTABILIDADE - LOGÍSTICA REVERSA: MAIS FACILIDADE PARA EVITAR O LIXO ELETRÔNICO


Com a revolução tecnológica, o consumo de eletrodomésticos e outros aparelhos do tipo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os itens velhos são descartados muitas vezes no lixo comum acumulando-se em pilhas que são denominadas de lixo eletrônico. Como não recebem o tratamento adequado, ao ficarem em contato com o solo, os resíduos tóxicos desses materiais entram em contato com o solo e poluem o lençol freático, ou seja, as águas subterrâneas. Além dos problemas ao meio ambiente, que quando em contato com alimentos ou usadas no abastecimento, causam diversas doenças.

Para diminuir esse impacto ao meio ambiente, em 2010 foi instituída no Brasil o Programa Nacional de Resíduo Sólido, com a Lei nº 12.305 que determina a ação de logística reversa. O procedimento não é nada mais do que a atribuição da responsabilidade pelo ciclo de vida desses produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, de forma a viabilizar a sua coleta e reutilização.

Descarte correto de lixo eletrônico 
O Brasil é o país em desenvolvimento que mais gera lixo eletrônico, por isso, a lei veio em boa hora para tentar reverter a situação. Muitos fabricantes e estabelecimentos disponibilizam meios de coletas de equipamentos, mas os consumidores são a primeira etapa para que esse ciclo funcione.

Quando tiver câmeras fotográficas, computadores, impressoras e outros eletrônicos, bem como seus componentes, como pilhas e baterias que deseje descartar, entre em contato com o respectivo fabricante do produto para verificar se ele faz a recolha. No caso de celulares, algumas operadoras possuem ações desse tipo, que basicamente consiste em depositar os aparelhos e seus componentes nas lojas físicas.

Como acontece a reciclagem de lixo eletrônico
Assim que você descarta os eletrônicos ou seus acessórios em centros de coleta seletiva apropriados, eles passam por uma triagem e suas peças são separadas, de acordo com o material presente em sua composição: plástico, ferro, metais, alumínio e placas vão para diferentes locais, pois o tratamento de cada um ocorre de diferentes maneiras. A partir deles, são geradas novas peças para darem origem a novos eletrônicos. Dessa forma, gera também mais empregos e renda.

Viu como seu papel é importante para a reciclagem desses materiais? Procurar os postos de coleta adequados ajuda a preservar o meio ambiente e evitar doenças!
(Fonte: Atitudes Sustentáveis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...