Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ARTE E CULTURA - EXPOSIÇÃO AS DONAS DA BOLA


A exposição fotográfica As Donas da Bola é uma iniciativa de 11 fotógrafas que percorreram o Brasil em busca de mulheres que jogam bola, profissionalmente, ou por diversão. As 42 imagens expostas no Museu do Futebol, na capital paulista, contam histórias sobre mulheres que são íntimas da bola e do futebol.

Têm torcedoras apaixonadas, jogadoras, técnicas que atuam em times masculinos aqui na várzea de São Paulo, tem futebol indígena, futebol quilombola, enfim, uma variedade de experiências de futebol com mulheres.

As imagens revelam cotidianos diversos, como o de mulheres quilombolas de Pernambuco, os Jogos Olímpicos Indígenas em Cuiabá e o universo do futebol de várzea. A mostra traz ainda fotos que retratam torcedoras, jogadoras nas periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

A exposição é uma nova versão do que foi apresentado no Centro Cultural São Paulo em 2014. No Museu do Futebol, o projeto ganhou um novo sentido em 2015. Foi um ano importante para a visibilidade do futebol feminino. Esse foi o nosso tema prioritário e encerramos o ano com chave de ouro. O material é rico para desmitificar a ideia de que mulher não joga bola no seu cotidiano.


O museu reuniu itens para seu acervo digital e para a biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, o que tornou o Museu do Futebol na instituição com o maior acervo sobre futebol feminino no país, com acesso público e gratuito.

Além da exposição no museu, o público poderá acessar uma pesquisa aprofundada sobre as fotógrafas e suas imagens expostas no site da instituição. Tem pesquisa sobre futebol feminino indígena, futebol quilombola, sobre o futebol do Futlama, que acontece lá em Macapá com a baixa [das águas] do Rio Amazonas e várias experiências diferentes.

"As Donas da Bola"
Fica em São Paulo até 03 de abril de 2016.
De terça a domingo das 09h às 17h
Museu do Futebol – Praça Charles Miller s/º - Pacaembu – São Paulo
Quanto: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia
Telefone: (11)3664-3848

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...