Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

PAIS E FILHOS - FIQUE DE OLHO NO PESO DA MOCHILA DO SEU FILHO


Mochilas gigantes e cheias de bolsos são verdadeiros atrativos para as crianças. O problema é que, muitas vezes, elas não têm muita noção do peso que carregam nas costas e nem sempre os pais se atentam para essa questão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 85% da população tem, teve ou terá problemas na coluna. Em época de volta às aulas é importante que os pais não permitam que os filhos carreguem o mundo nas costas (literalmente).

O especialista em ortopedia pediátrica Rodrigo Mantovani, pai de Isabella e Marianna, conta que diariamente vê em seu consultório casos de pacientes com problemas por causa da mochila. “A criança é um esqueleto em desenvolvimento, não uma miniatura de um adulto. Por isso não pode sair por aí com excesso de peso, isso prejudica o crescimento e desenvolvimento ósseo. O ideal seria que não carregassem mais de 5% de seu peso corporal. No entanto, não é isso que acontece”, alerta.

O peso excessivo das mochilas pode ocasionar problemas nos tendões, músculos e ossos que, se não forem detectados e tratados, podem ser irreversíveis. Como na maioria das vezes as crianças regulam a mochila para ficar ou muito para cima das costas ou muito para baixo, e insistem em carregá-la em um ombro, também podem apresentar complicações como corcunda, um ombro mais alto que o outro, escoliose e problemas de equilíbrio. Se não for tratado desde o início, pode acontecer de o paciente precisar usar colete.

Infelizmente muitos materiais escolares, como livros, cadernos e apostilas, precisam ser carregados todos os dias, e a maiorias das escolas não disponibiliza armários ou prateleiras para guardar esses itens.


Aliviando a carga
É importante ficar de olho no peso dos materiais que estão sendo levados para a escola. Se você segurar a mala e achar que está pesado para você, imagine para uma criança. O ortopedista diz que você pode verificar se realmente tudo que está na mochila precisa estar lá. Afinal, pode ser que você encontre um brinquedo ou livro que está sobrando e fazendo peso extra.

Caso todos os materiais sejam necessários, então o peso deve ser distribuído. Alguns livros e cadernos podem ser levados dentro da mochila e outros carregados na mão. Se você tem a possibilidade de levar e buscar seus filhos na escola, também pode carregar a mochila enquanto estiverem com você. São medidas simples, mas podem fazer diferença na saúde de uma criança.

É importante que você observe a regulagem das alças e como seu filho carrega a mochila. O ideal é que ela fique no máximo 10 cm abaixo do umbigo da criança.

A possibilidade de trocar a mochila convencional por uma de rodinhas ou incluir um carrinho precisa ser considerada. Talvez a opção não agrade muito seu filho – e, caso haja excesso de peso, também pode provocar problemas, como desvio rotacional –, mas pode ser uma forma de eliminar o problema.

 “É importante que essa criança tenha o hábito de praticar exercícios físicos aeróbicos, natação, corrida, futebol, vôlei e basquete, pois eles fortalecem a musculatura, corrigem a postura e diminuem a possibilidade de dores”, alerta Mantovani.

Dicas para arrumar a mochila
- Opte por mochilas com duas alças largas e acolchoadas e evite o uso de bolsas com apenas uma alça (modelo carteiro)

- Coloque os materiais pesados junto às costas e nunca nas laterais

- Fique atenta se seu filho precisa alterar a postura quando está andando com a mochila
(Fonte: Pais e Filhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...